Páginas

Como ganhar dinheiro extra fazendo bordados

Como ganhar dinheiro extra fazendo bordados



Aqueles com habilidades manuais, como trabalho em casa e lazer, podem usar seus talentos para ganhar dinheiro e complementar sua renda mensal. Origami e sabonetes artesanais são algumas das opções que já aprendemos aqui. Outra opção seria bordar na caixa de bordar.

A moldura é feita de madeira, plástico ou metal e é uma moldura onde o tecido será bordado e mantido. O bordado feito nas molduras é muito fino e é usado como um pingente para decorar ambientes e tantos outros usos.

Debora Camolez, que cresceu assistindo a mãe e a avó costurar e girar, contou-nos sobre a atividade. Foi feita uma solicitação de um curso para cobrir o tempo livre que ele desejava durante o período de recuperação da cirurgia. Ela logo começou a bordar como hobby, fazendo amizade com suas peças e ganhando dinheiro com elas. Um pedaço de bordado pequeno e não muito complicado já recebeu US $ 200. Imagine mais complicado?

Confira a entrevista completa abaixo:

Como começou seu interesse por esse tipo de bordado?

Eu cresci assistindo minha mãe e minha avó costurar, bordar, tricotar e fazer crochê. Quando adolescente, aprendi a tricotar com minha mãe e sempre admiro o trabalho dela, que sempre foi sobre produção manual. Ele tem bordados e vagões bordados, achei bonito, mas não me reconheci, parecia um pouco duro, tive que seguir padrões e gráficos.

Existe uma diferença entre bordado e bordado?

Existem vários tipos de bordados. A armação é uma ferramenta usada para bordar, assim como a agulha. Mesmo se você colocar uma camiseta ou um travesseiro, poderá usar a caixa de bordar para obter ajuda, esticando o tecido e seguindo o bordado. Pontos de bordado gratuitos são antigos, o que as produções mudaram. É uma forma de expressão. É a degradação do bordado tradicional que lembra a mulher de ser dona de casa e submissa.

Por que você gosta de bordar?

Todo o processo tem algo introspectivo e íntimo. O bordado livre é fluido e permite adicionar algo pessoal ao tecido. É ótimo ver sua produção final.

Quando você percebeu que isso poderia ser mais do que apenas um hobby e complementar sua renda?

Quando comecei a fazer mais e a produzir mais, realmente dei um presente. Às vezes eu sou bordado para pensar na pessoa, outras vezes eu bordava e jogava no Facebook para doação. Então os comandos começaram. Eu sempre crio um projeto e pedido pessoal ao mesmo tempo e não aceito pedidos. Como comecei a perceber que não tinha o prazer de fazer nada, não é apenas o dinheiro e não é apenas a tecnologia em jogo. Há coisas que produzi com as quais estou muito infeliz, por falta de tempo ou porque não nos identificamos por sua vez.

Qual é o valor mínimo e máximo que você já cobrou por um emprego?

Ah! E eu não estou andando em uma prateleira. Eu digo que você pode bordar qualquer coisa! O valor mínimo foi de doação e o máximo foi de R $ 200,00 (quiosque pequeno, não muito complicado). Os mais complicados são para mim, eu fico na minha casa. Geralmente são experiências que eu não posso nem elogiar.

Qual foi o trabalho mais difícil que você já fez?

Recebi um pedido de um amigo de um amigo que possui uma marca de roupas. Ele queria fazer duas peças em dois dias. Eu aceitei. Fiquei empolgado com a oportunidade de construir uma parceria e nem pensei que o tempo era importante. Foi um fracasso. O tecido era horrível, extremamente macio, estampado. Não tive tempo de experimentar, desculpe se fosse necessário. Fiquei muito infeliz com o resultado. Aprendi a falar não, a reconhecer meus limites, vamos ser o relógio.

Quais são as suas dicas para quem deseja começar a investir em bordados?

Dica: Compre, é claro! Mas faça uma aula com algumas delicadas. Irmão, irmão muito, irmão sozinho, irmão com outras pessoas, irmão papel, pano, tudo. Crie, experimente, aprenda pontos diferentes, mesmo que você não os use posteriormente. E troque experiências. Faça isso de alegria, sempre!

Onde devo descobrir?

O Clube do Bordado é uma equipe que ensina técnicas de bordado em salas de aula e aulas on-line.
O Sesc também oferece treinamento presencial gratuito em unidades em todo o Brasil.
Nelson Muniz ensina bordados com pedras on-line e aulas presenciais a um preço acessível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário