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Aprenda a abrir sua loja virtual de artesanato

Aprenda a abrir sua loja virtual de artesanato




Um brinquedo, uma pulseira, uma lembrança para um amigo. Ao caminhar por um mercado tradicional de artesanato, é difícil resistir à tentação e sair de mãos vazias.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, cerca de 9 milhões de pessoas se envolvem nesse tipo de atividade. O setor movimenta mais de 50 bilhões de reais por ano.

Então, por que não levá-los de bancas de rua para telas de computador? Veja algumas dicas para vender artesanato na Internet:

Plano de ação

Como em todas as empresas, você precisa planejar iniciar seus negócios.

O que você vai vender? Quem será o responsável pela produção? Quanto você cobrará por cada produto? O seu fornecedor de matéria-prima pode atender a uma demanda maior? Quem mais faz algo como você? Quem é seu público alvo?

É a partir dessas respostas que você descreverá seus objetivos e desenvolverá sua estratégia e posicionamento de marca.

Pense em armazenamento

A venda de artesanato requer atenção especial ao estoque. As peças geralmente precisam de espaços ventilados ou, por serem frágeis, devem ser manuseadas com cuidado. Portanto, é importante ter cuidado ao planejar este espaço.

O material necessita de grandes espaços para que as peças não se sobreponham e acabem danificadas. Rotule os itens para facilitar a organização e não abandone o uso de caixas mais fortes e plástico bolha na entrega dos produtos.

Invista em boas fotos e descrições

Em qualquer loja online, esses dois itens são importantes. Para quem vende artesanato, ainda mais. Os clientes precisam acessar boas fotos para conhecer bem seu produto. Use imagens com alta resolução e feitas de diferentes ângulos, para que possam perceber a riqueza dos detalhes e acreditar que não encontrarão o mesmo elemento em outro lugar.

A propósito, jogar exclusivamente é um grande negócio para lojas online que vendem artesanato. Por ser uma produção manual, cada peça é única e você deve enfatizar isso para o seu cliente.

Ao descrever, fale sobre os materiais utilizados e o processo de produção. Por exemplo: “Biquíni de malha bordada manualmente com miçangas. Pedra costurada à mão, uma a uma ”.

Esses detalhes valorizam seu trabalho e permitem coletar uma quantia maior.

Observe também que cores e tamanhos cada item pode produzir, mostrando ao consumidor que ele pode ter uma experiência personalizada.

Crie um blog

Crie um blog com textos originais e relevantes para o seu público-alvo. Além de comunicar, através dele, tudo o que há de novo na sua loja, reserve um tempo para dar conselhos sobre artesanato, contar como é o seu processo criativo e ensinar alguns truques básicos para quem também gosta de se aventurar no mundo das artes. .

A atividade é terapêutica para muitas pessoas, por isso há muita pesquisa sobre conselhos e sobre o assunto. E não se preocupe em "perder clientes" ensinando o que você sabe. Artesanato é algo muito único e pessoal. Por mais que ele ensine suas técnicas, ninguém produzirá um artigo exatamente como o dele.

E nesse processo de pesquisa, o usuário pode acabar encontrando seu site, conhecendo seus produtos e se tornando um novo cliente.

Participe de redes sociais visuais

Além do amor dos internautas e marcas, o Facebook, apostar no Instagram e no Pinterest, é uma boa jogada para esse tipo de negócio. Como as duas redes sociais são muito visuais, elas valorizam a força de seu trabalho manual.

Além de tirar e publicar fotos de produtos, você pode incentivar os clientes a compartilhar imagens de produtos adquiridos em sua loja online.

Lembre-se de que a recomendação de um amigo é mais valiosa do que sua autopublicidade. Então, incentive o compartilhamento.

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